CAXIAS DO MARANHÃO: HISTÓRIA

CULTURA POPULAR
CAXIAS DO MARANHÃO


TÍTULO: CAXIAS DO MARANHÃO: HISTÓRIA
DESCRIÇÃO: CAXIAS DO MARANHÃO: HISTÓRIA. DATAS IMPORTANTES: 05 DE JULHO DE 1836 E 01 DE AGOSTO DE 1823. PALAVRA CHAVE: HISTÓRIA E LENDAS. CULTURA POPULAR. EDUCAÇÃO.



HISTÓRIA

A história de Caxias começa, no século XVII, com o Movimento de Entradas e Bandeiras ao interior maranhense para o reconhecimento e ocupação das terras, às margens do Rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão, principalmente, com o trabalho valoroso dos missionários religiosos em busca de almas para a fé cristã. O local onde se acha situada a bela cidade de Caxias foi, primitivamente, um agregado de grandes aldeias dos índios Timbiras e Gamelas que conviviam pacificamente com os franceses. Porém, com a expulsão dos franceses do Maranhão, em 1615, os portugueses reduziram tais aldeias à condição de subjugadas e venderam suas populações, como escravos, ao povo de São Luís.

Várias denominações foram impostas ao lugar, dentre as quais: Guanaré - denominação indígena -, São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, através da Lei Provincial, número 24, datada de 05 de julho de 1836, fora elevado à categoria de cidade com a denominação de Caxias. Foi na Igreja de São Benedito que, em 1858, o antístite da Igreja Maranhense, Dom Manoel Joaquim da Silveira, denominou Caxias com o título: “A Princesa do Sertão Maranhense”.

É bom lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome Caxias não se atribui a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro. Ele, sim, recebeu o título Barão de Caxias, por ter sufocado a maior revolta social existente no Estado do Maranhão: a Balaiada. A cidade de Caxias foi palco da última batalha do movimento revoltoso. Posteriormente, já em terras do Rio de Janeiro, o Barão de Caxias fora condecorado, novamente, com o título de Duque de Caxias.

Geralmente quando os portugueses criavam, num lugar - Vila - davam-lhe o nome, às vezes criando uma homônima do Reino nas Colônias. Inicialmente, a grafia “Cachias” viera de Portugal, que se refere a uma excelente Quinta Real que existia nos arredores de Lisboa perto de Oeiras (Portugal) outra bonita quinta do Márquez de Pombal, que era também residência real. Nessa área existia uma estação de caminho de ferro de Cascaes, onde cascaes é lugar que tem uma estação balneária, com água excelente e caldas térmicas muito procuradas para o tratamento de paralisias e reumatismo.

FONTE: http://caxias.ma.gov.br/

Caxias é um Município do Estado do Maranhão, no Brasil. Com população de 155 202 habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, é o quarto Município mais populoso do Estado.

Caxias faz parte da região Meio-Norte. Fica mais próxima da capital do Piauí, Teresina, a apenas 66 quilômetros de distância. Fica a 360 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís, a 656 quilômetros da capital do Ceará, Fortaleza, e a 838 km da capital do Pará, Belém.

FONTE: http://caxiaseducacao.com.br/

"Gostaria de pedir perdão aos que não sabem da história, pois o aniversário da princesa é na data de 5 de julho. Poderíamos dizer que primeiro de agosto é o aniversário das ruínas da Balaiada, aniversário do sangue dos heróis anônimos que morreram em prol da liberdade caxiense." (Manoel De Páscoa M. Teixeira - Professor Passinho)

CAXIAS: 05 DE JULHO - 180 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
05 de julho de 2016: No calendário cultural do Brasil é dia de festa, o aniversário da menina Caxias. Que Caxias? Claro que estou falando da Caxias do Maranhão, que nesta data se emancipou politicamente, segundo por força da Lei Provincial N° 24, dando a ela o direito de cidade no simbolismo real da mais bela e importante do Estado do Maranhão. Oh, Caxias, "os teu brilhos são luzes perenes, que iluminam a glória do saber, os teus filhos são soldados, que não temem à luta da morte, por amor". A donzela Caxias, ainda não se casou, por causa do lirismo e do saber eterno de seus filhos, colunas de caráter que dão sustentação à coroa da majestade princesa. Primeiro seus índios, gerados da própria terra, os poetas nascidos no leito do Itapecuru, os bravos guerreiros, gerados no troar dos morros, as mulheres bravas, nascidas na fonte de Veneza. Teus defensores, encontrados nos miolos das pedras, teus filhos nobres, encontrados nas matas de babaçu e seu povo ordeiro, nas flores silvestres do campo.Muitas pessoas comemoram o dia 1° de agosto, como se fosse o aniversário da cidade. Não podemos confundir lima por laranja, pois o aniversário de Caxias é 05 de julho. Parabéns, minha cidade, por tudo que já teve e pelo resto que ainda tem. Mesmo assim ela diz: "Eu não deixarei de ser a mãe das cinco colunas que sustentam a cultura do Brasil: Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teixeira Mendes, César Marques e Vespasiano Ramos. Os demais estão seguros no meu cetro, como vocês novos poetas, professores, comerciantes, religiosos, estudantes, doutores, magistrados, homens e mulheres, principalmente os pobre que trabalham com dignidade.
Parabéns Caxias!!!

HOMENAGEM AOS HERÓIS DA GUERRA
O som dos canhões e a exibição das espadas, são uma lembrança histórica de um fato ocorrido à 193 anos no torrão da cidade de Caxias. A independência do Brasil deu-se em 7 de setembro de 1822, pelo brado do Imperador Dom Pedro I, e só um ano depois em 1° de agosto de 1823, ressoou no alto da nossa história caxiense. Isso significa à resistência dos portugueses e dos mandatários que ocupavam a geografia dessa cidade.
1° de agosto é o memorial do povo caxiense, junto ao poder do Império, para a adesão à Independência do Brasil no solo caxiense. Gostaria de pedir perdão aos que não sabem da história, pois o aniversário da princesa é na data de 5 de julho. Poderíamos dizer que primeiro de agosto é o aniversário das ruínas da Balaiada, aniversário do sangue dos heróis anônimos que morreram em prol da liberdade caxiense. A Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão na trajetória do horizonte das lutas pela liberdade plena da terra do sabiá, oferece aos seus heróis a glória do passado e a lembrança do presente.
Eu, Professor Passinho, dedico esse texto para os guerreiros desta pequena e maravilhosa cidade do sertão Brasileiro.  Caxias, és Vitória em todas áreas: cultural, artística, religiosa e política, porque teus filhos não fugirão à luta.

Música: Xote pra Caxias
Autor: Carloman Rocha
Voz: Carloman Rocha
Caxias comemora neste dia 1° de agosto de 2016, 193 anos de Adesão à Independência do Brasil, ocorrida em 01 de agosto de 1823.
Mais uma música que compus em homenagem a esta bela cidade.



COMPILAÇÃO: PROF. PAULO DAVID OLIVEIRA SILVA.

Postar um comentário

0 Comentários