Curso de Terapia Comunitária está com inscrições abertas


→ O que é Terapia Comunitária

A Terapia Comunitária constitui-se numa roda de partilha de experiências e sabedoria, na qual o acolhimento e o respeito ao outro é fundamental. Nesse processo todos são co-responsáveis na busca de soluções para sofrimentos e problemas do cotidiano. Há fortalecimento dos vínculos sociais e os conflitos são redimensionados. Os preconceitos e estereótipos são quebrados. Há a reconquista de espaços comunitários saudáveis, onde são encontrados valorização, aconchego e confiança. Há troca de vivências e sentimentos, como também a partilha de canções, provérbios, poesias, lendas; tudo é material que enriquece os grupos de trabalho e faz de cada um deles uma experiência única e marcante.

→Embasamento Histórico

A metodologia da Terapia Comunitária (TC) foi criada e sistematizada pelo psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto no ano de 1987 na Favela de Pirambu/Fortaleza/Ceará. Ela surgiu na referida Favela em resposta a dois eixos de necessidade:

a) atendimento a milhares de pessoas com problemas emocionais e psíquicos;

b)adequação das propostas acadêmicas de promoção a saúde às reais carências apresentadas por aquela comunidade.

A criação dessa metodologia está embasada e motivada pela constatação de que as pessoas carentes vivendo problemas os mais variados demonstram, ao mesmo tempo, riqueza nas possibilidades de soluções. Entende-se que os profissionais de saúde, educação e áreas sociais devem ser um instrumento catalisador das soluções emergentes da própria comunidade, arregimentando-se os vínculos sociais, as redes de solidariedade e melhorando a auto estima.

LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/6GYtQNhENKJN6oWW8

Postar um comentário

0 Comentários