ANO DO LAICATO - EXPLICAÇÃO DO CARTAZ



EXPLICAÇÃO DA ARTE DO ANO DO LAICATO


O cartaz do Ano do Laicato enfatiza a convocação imperativa do Senhor a
todo cristão: “Vos sois o sal da terra e luz do mundo” (Cf. Mt. 5.13-16). Ser sal e ser luz é comunicar a Boa Nova aos sentidos, é testemunhar Jesus caminho, verdade e vida.
As cores dominantes são quentes e terrosas simbolizando, respectivamente, a luz divina e o campo da história humana, a terra. O centro da figura está dominado pelo Círio pascal aceso que alude ao Cristo Luz e ao Sacerdócio comum do fiel leigo que, a partir dos sacramentos da iniciação, é chamado a ser luz, ser “Igreja em saída”, fazer a diferença na história, como nos pede o santo Padre.
O ano de 2018, estampado no círio, convida os cristãos leigos a serem sujeitos da evangelização e não meros receptáculos. O cristão, como aparece no próprio nome, trás em seu centro a cruz redentora do Cristo. Na parte baixa do cartaz o círio está “plantado” sobre a Palavra de Deus, base da missão, está também mergulhado nas águas batismais, porta da Salvação. O cristão leigo, enfim, trás na sua própria natureza a vocação de uma Igreja em saída, sal e luz do mundo, missionária.


Postar um comentário

1 Comentários

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!