EQUIPES / GRUPOS DE DISCÍPULOS DE JESUS. ASMP



Uma bela proposta: equipes de discípulos/as de Jesus, Mestre e Senhor

A espiritualidade do seguimento de Jesus não é mercadoria que se compra. É, antes de tudo, dom, graça, que é preciso saber acolher e saber frutificar. Para isso, precisamos tempo, gosto, dedicação, um mínimo de organização. Precisamos de propostas concretas e eficazes, capazes de produzir efeito. Apontamos a seguir uma proposta: dar vida no território (comunidade, paróquia, diocese) a numerosas “equipes de discípulos/as de Jesus”. Em nossas paróquias já há algo parecido, mas não é prioridade. Sugerimos que esta proposta tenha prioridade na vida pessoal e comunitária. A pastoral deverá cuidar muito disso; deverá proporcionar tempos, espaços, meios. 

É uma proposta simples, popular, envolvente. Concretamente: 

· Criar um grupo de 10 pessoas, no máximo, interessadas no seguimento de Jesus de Nazaré, Mestre e Senhor. De preferencia, entre os vizinhos de casa. Tendo mais pessoas querendo, criar outro grupo; e assim por diante. 

· Reuniões periódicas, entre uma ou duas semanas, na casa de um membro do grupo, sentados ao redor de uma mesa. Bíblia, caderno e caneta. 

· Cada equipe se reúne em clima de acolhida, partilhando algumas noticias da vida. 

· Em seguida, cria-se um clima de fé, invocando a presença do Espírito Santo, o mesmo Espírito que havia em Jesus. 

· Priorizar o estudo continuado, do começo ao fim, do evangelho do ano litúrgico. Outra possibilidade pode ser o evangelho da próxima celebração dominical. 

· No entanto, cada um, em sua casa, vai copiando no caderno e meditando todo o evangelho do ano litúrgico. Prazo: duração do ano litúrgico. 

· Na reunião, meditar o texto escolhido, transformando-o em cena viva. Perguntas que podem ajudar: quem aparece? Quem eles são? Qual lugar social eles ocupavam na época? Qual o problema? O que diz, faz Jesus? Com quais sentimentos? Quais as reações nos outros? Qual a missão de Jesus que aparece? Como ser discípulo deste Jesus, hoje? 

· Outra possibilidade (melhor): pegar o comentário do evangelho litúrgico, publicado pela Associação Santas Missões Populares (ASMP). Ir lendo, parágrafo por parágrafo, verificando na Bíblia as citações (ao menos algumas, pois são muitas). Na hora oportuna, levantar as perguntas: qual a missão de Jesus que aparece? Como viver e atualizar essa missão de Jesus hoje, levando em conta nossas situações? Pelas experiências, esta maneira facilita melhor a compreensão do texto sagrado. É um vaivém entre comentário e texto sagrado. 

· Momentos de silencio para interiorizar chamados e apelos. Às vezes, havendo oportunidade da presença do Santíssimo, dedicar uns minutos à adoração silenciosa, ligando sempre o Jesus do evangelho com o Jesus da Eucaristia: é o mesmo. 

· Sugestões concretas de ação, de atitudes, indicadas pelos participantes. 

· Orações espontâneas. Pai nosso. Benção final. 

· Avisos. Duração do estudo-meditação: conforme o desejo dos participantes. Não deveria passar de duas horas. 

ATENÇÃO: para aprofundar mais, estudar o capítulo V do livro DAR SENTIDO VERDADEIRO À VIDA (Muito importante).



Postar um comentário

0 Comentários