SANTAS MISSÕES POPULARES. A MISSÃO CONTÍNUA





TERCEIRA ETAPA DAS SMP: A MISSÃO CONTÍNUA 

(cf. Mosconi, Luis. Santas Missões Populares - para a missão permanente – ASMP. Belém (PA). 46ª edição, 2016. Págs. 176 – 201). 


Prezada coordenação paroquial das SMP, COMIPA e Pároco realizamos com ardor missionário a GRANDE SEMANA MISSIONÁRA (SEGUNDA ETAPA DAS SMP: TEMPO DO SABOREAR) agora estamos nos encaminhando para TERCEIRA ETAPA DAS SMP: A MISSÃO CONTÍNUA – TEMPO DE ORGANIZAR, APROFUNDAR E ARTICULAR. 


Aqui temos que refletir: 
SENTIDO E VALOR DA TERCEIRA ETAPA 
PROPOSTA DE ATIVIDADES 
DIOCESES PERMANENTES 

Terceira Etapa – A MISSÃO CONTINUA “TEMPO DE ORGANIZAR, APROFUNDAR E ARTICULAR” (Duração: 1 ano) 

Depois do ACORDAR e do SABOREAR, vem o tempo do avaliar, do aprofundar, do articular a caminhada. A finalidade desta ETAPA é captar luzes, apelos, forças novas que apareceram ao longo das duas primeiras etapas, para a missão continuar sempre: “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt. 10,22). 

Esta etapa é um tempo precioso e crítico. Quer ajudar as pessoas a assumir os desafios da vida, conscientemente, livremente, com esperança. É um tempo fecundo que exige fidelidade e criatividade, recolhimento e partilha, discernimento e sabedoria, clareza e decisão. Se não houver tudo isso muita coisa boa poderá ser perdida. 

Continuar o processo das Santas Missões Populares para a missão permanente utilizando-se do método: três momentos - VER – JULGAR – AGIR acrescentando mais dois momentos - AVALIAR e CELEBRAR. 

Esta etapa da missão, isto é, a terceira etapa – é para cultivar em nós a convicção de que a vida é missão, sempre. Portanto, esta terceira etapa vai durar a vida inteira. Então, nesta etapa devemos nos perguntar: Quais os frutos? Como continuar a caminhada missionária em nossa Igreja Local e em nossas comunidades? Este é um tempo importante para: 
Escutar chamados e apelos 
Avaliar e planejar a caminhada 
Articular energias novas 
Aprofundar SMP e missão (pag. 176 a 201 do livro das SMP) 
Missão de Jesus e sacramentos (4º Retiro Missionário Paroquial). 

“TEMPO DE ORGANIZAR, APROFUNDAR E ARTICULAR” Sugestões concretas para a TERCEIRA ETAPA – PROPOSTAS DE ATIVIDADES: Conferir Páginas 182 a 201). 

1) NO ÂMBITO PESSOAL: 

No primeiro mês – fazer uma avaliação pessoal. 

Cada pessoa deverá meditar: o que mais me tocou? Que luzes apareceram no meu caminho? Quais os chamados e apelos que estou sentindo? Etc. É bom conversar com outras amigas e da própria família. 

2) NO ÂMBITO COMUNITÁRIO: 

No segundo mês após a SM, promover uma jornada de encontros com toda a comunidade, para avaliar e partilhar sentimentos, luzes, emoções, chamados. Quais os fatos e as pessoas que mais marcaram? Por que? Como estou vendo o processo das SMP? Quais luzes e chamados para a nossa comunidade? Que fazer para viabilizá-los? Finalizar com animada celebração. 

3) NO ÂMBITO SETORIAL: 

No terceiro mês realizar um encontro com as comunidades do mesmo setor missionário para partilhar o que cada comunidade avaliou e sugeriu. 

4) NO ÂMBITO PAROQUIAL: 

No quarto mês, promover o quarto retiro missionário paroquial. 

Dioceses missionárias permanentes. 


Com o evento do 4º Retiro, conclui-se um tempo de aproximadamente 30 meses. 
Pode-se considerar encerrada a implantação das Santas Missões Populares. 




Após esse tempo... O Que podemos fazer mais ... 

Abraços missionários e firmes nas Santas Missões Populares para a Missão Permanente. 

Responsável pela síntese: Prof. Paulo David – Missionário Leigo.


Postar um comentário

0 Comentários