SIGNIFICADO DAS VELAS DO ADVENTO



SIGNIFICADO DAS 4 VELAS DO 
ADVENTO NA IGREJA CATÓLICA 




As 4 velas seguem a cor do tempo litúrgico. A cor litúrgica do Advento é o Roxo que significa introspecção, reflexão, meditação, conversão. Sendo que no Terceiro Domingo, que marca a metade da caminhada do advento rumo ao Natal do Senhor, a cor é RÓSEA que significa a ALEGRIA da proximidade do Natal. As velas são acessas conforme uma sequência. 

1. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela – ROXA – que simboliza o PERDÃO a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão. 

2. No segundo domingo – a segunda vela – ROXA, acesa com a primeira, representa a FÉ dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo. 

3. A terceira vela – ROSÉA – acessa com as duas primeiras, simboliza a ALEGRIA do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria (Domingo Gaudette). Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro. 

4. A última vela – ROXA – simboliza os ENSINAMENTO dos Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

Postar um comentário

0 Comentários