GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA EM CAXIAS - MA


IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA (ICAR)
REALIZA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA (G.S.M.) DAS SANTAS MISSÕES POPULARES (SMP)

LOGOMARCA DAS SMP & JUBILEU DIOCESANO


A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) da Diocese de Caxias do Maranhão em Estado Permanente de Missão realiza a G.S.M das SMP & Jubileu Diocesano de 80 Anos da criação da Diocese no período de 12 a 21 de julho de 2019 nas quatro paróquias de Caxias: N. S. da Conceição e São José, N. S. de Nazaré, N. S. das Graças e São Benedito.

O que são Santas Missões Populares?
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro…”

Por que Santas?
· Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”.
· Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).

Por que Missões?
· Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”
· Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação.
· A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24).

Por que Populares?
· Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores.
· Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.
· Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.

Qual é a Metodologia das SMP?
Visamos uma Igreja ministerial e missionária onde cada paróquia seja uma rede de pequenas comunidades eclesiais. Estas devem ser missionárias e participativas, com celebrações vivas, construindo a comunhão no pluralismo, na unidade e no respeito às diversidades. Assim a metodologia está a serviço dos objetivos, é iluminada por eles e é marcada pelas situações concretas. 

Onde realizar e destinatários
As Missões Populares acontecem nas Paróquias e em cada uma de suas Comunidades. Todas as pastorais, movimentos e grupos da Paróquia devem coadunar suas atividades às iniciativas propostas pelas SMP. Convém organizar o território da Paróquia em setores, cada qual com sua coordenação, e grupos de famílias. Santas Missões Populares. Destinam-se a todas as pessoas que moram na área onde elas acontecem. São ecumênicas.

Duração
O processo passa por três etapas:
· a primeira etapa tem a finalidade de despertar o maior número possível de pessoas que moram no setor missionário, através de várias iniciativas concretas, de visitas, de celebrações e mediante a formação de missionários, com retiros paroquiais ao longo dessa etapa;
· a segunda etapa compreende “saborear” as belezas do Evangelho e da vida em comunidade. Acontece a Grande Semana Missionária (G.S.M);
· a terceira etapa é de aprofundamento dos apelos que foram surgindo ao longo das duas etapas anteriores. Esta fase é chamada de “A Missão Continua”, ela não tem prazo para terminar. Consiste em abrir o coração e ouvir os apelos de nossa Santa Igreja Mãe e viver a Missão Permanente.

A G.SM. convida a comunidade católica e fieis de boa vontade de um intensa e extensa programação de diversas atividades diárias, como alvoradas, com café comunitário, missas, celebrações, terços, evangelização de rua e visitas às casas; hospitais e entidades, encontros de formação para crianças e adolescentes, jovens e casais, audiência pública, vigílias, caminhadas e momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, em todas os setores das quatro paróquias.


A G.S.M. terá Missa de Abertura em cada Paróquias no dia 13 de julho, no dia 14 de julho Missa de Envio & Ordenação Sacerdotal do Diácono Francielio dos Santos no Ginásio de Esportes João Castelo.

No encerramento da G.S.M. dia 21 de julho será com o acorda Caxias, caminhada missionárias das paróquias e setores para Igreja Catedral onde será a Missa de Encerramento da G.S.M.: Louvor e Compromisso & Ação de Graças pelos 80 Anos de Criação da Diocese de Caxias - Jubileu da Diocese, uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), criada no dia 22 de Julho de 1939.

Para mais informações acesse
Site: http://diocesedecaxiasdomaranhao.org/
Site: https://santasmissoespopulares.org/
Blogger Saberes – Saboreando Sempre: https://paulodavid1971.blogspot.com/
Canal no Youtube Prof. Paulo David: https://www.youtube.com/channel/UCKPf6cN3XWJXQmM7I8cbKYQ?view_as=subscriber


Prof. Paulo David – Missionário Leigo.
E-mail: paul_davd@hotmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários