20/06/2019 – QUINTA-FEIRA SANTA 
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO 
CARTAZ DA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

HISTÓRIA DA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO – QUAL A ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI? 

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. 

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos. 

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 

Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. 

Começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos se converteram e todo o mundo católico. 


PROGRAMAÇÃO DE CAXIAS – MA 
- Concentração das Paróquias da Cidade no Adro da Catedral às 16:30 horas 
- Animação e Acolhida das Paróquias às 16:30 horas 
- Missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo às 17:00 
- Procissão Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na Cidade. 

ROTEIRO DAS PROCISSÕES 
1. Paróquia Nossa Senhora das Graças 
Rua do Fio, passando pela praça da Escola Achiles Cruz, passando também pela Capela de Nossa Senhora de Fátima no Cangalheiro; Avenida Edson Lobão e Avenida Volta Redonda. CHEGANDO A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO. 

2. Paróquia Nossa Senhora de Nazaré 
Rua 1° de Agosto, Avenida Nereu Bittencourt, Avenida Nossa Senhora de Nazaré. CHEGANDO A IGREJA MATRIZ DE NSA.DE NAZARÉ. 

3. Paróquia de São Benedito 
Rua São José Vieira Chaves, Rua Aarão Reis, Travessa José Guimarães, Rua Afonso Pena. 
CHEGANDO A PRAÇA DE VESPASIANO RAMOS, ADENTRA A IGREJA DE SÃO BENEDITO. 

4. Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José (Matriz) 
Rua Treze de Maio, passando pela Praça dos Três Corações e Rua Cristovam Colaço CHEGANDO À IGREJA DA MATRIZ. 

5. Catedral de Nossa Senhora dos Remédios 
Desce pela praça, passando ao redor da Igreja 
CHEGANDO NOVAMENTE AO ADRO, ADENTRA O INETRIOR DA IGREJA. 

FONTES: 


Para mais informações acesse 
Blogger Saberes – Saboreando Sempre: https://paulodavid1971.blogspot.com/


Responsável pela Síntese: 
Prof. Paulo David – Missionário Leigo. 
E-mail: paul_davd@hotmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários