A ESPIRITUALIDADE DA NOVENA DE NATAL



A Espiritualidade da Novena de Natal


Estimados irmãos, estamos nos aproximando das festas do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

É muito comum nossas Famílias se reunirem para preparar essa grande solenidade através da novena de Natal. 

Neste tempo, muitas pessoas se reúnem para rezar em pequenas comunidades, em Família, em pequenos grupos. E, neste tempo de pandemia, também com encontros virtuais, na espera do Salvador e na renovação da esperança de tempos novos. 

A novena de Natal nos ajuda a preparar nosso coração pela conversão para acolher o Senhor que vem despertando o sentido da espera vigilante pela sua vinda gloriosa e motivando-nos à construção de um mundo melhor. 

Repleta de sentido espiritual, pastoral e comunitário, a novena nos ajuda a bem preparar essa grande festa e celebrarmos com alegria e fé a vinda do Deus-Conosco na história. 

É momento forte de Evangelização em nossas comunidades e em nossas Famílias. 

A novena faz parte dos sacramentais da Igreja e surgiu com o intuito de melhor Evangelizar e conscientizar o povo á importância, da beleza e do significado da festa do Natal. Vamos de casa em casa (mesmo que virtualmente) levando a imagem de JESUS MENINO, em clima de oração, lendo, meditando e rezando a Palavra de Deus, em espírito de partilha e solidariedade. 

A participação das Famílias deve ser um destaque na novena, pois o Natal é a festa do amor de Deus que se fez Família 

Vem, Senhor Jesus! 

Tudo deve ser preparado com muito amor: a acolhida, o ambiente, a meditação da Palavra de Deus, o coração dos participantes animados pelo amor e pela solidariedade. Devemos incluir a todos, crianças, jovens e adultos e celebrar num clima alegre e festivo. 

É importante que seja próxima da festa do Natal (os 9 dias que antecedem), conforme a realidade das pessoas e das comunidades. 

Além da Novena de Natal é importante que participemos das celebrações litúrgicas do Tempo do Advento, alimentando nosso coração na Eucaristia e também assumindo um propósito sincero de conversão e celebração do Sacramento da Reconciliação. Aperfeiçoar a vivência das virtudes da Fé, esperança e caridade, combatendo a mentalidade puramente consumista, que relativiza o absoluto e absolutiza as coisas que não atingem o coração e dão pleno sentido à vida. 

Que este tempo nos incentive à solidariedade, a comunhão fraterna, a defesa da vida e promoção da dignidade humana. 

Assim teremos um Natal verdadeiro e feliz, repleto de luz, de paz e de alegria! 

Sagrada Família de Nazaré, nossa família vossa É!

Pastoral Familiar da Paróquia de N. Sra. da Conceição e São José. Caxias - MA.

Postar um comentário

0 Comentários