PEQUENAS COMUNIDADES DE DISCÍPULAS E DISCÍPULOS ... GRUPOS DE JESUS

 PEQUENAS COMUNIDADES DE DISCÍPULAS E DISCÍPULOS DE JESUS DE NAZARÉ, MESTRE E SENHOR = GRUPOS DE JESUS

Uma bela proposta da ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA SANTAS MISSÕES POPULARES (OSMP)


PEQUENAS COMUNIDADES DE DISCÍPULOS/AS MISSIONÁRIOS/AS DE JESUS DE NAZARÉ como Maria, sentada aos pés do Mestre.

1. Diariamente, cada um vai copiando e meditando um trecho do evangelho do ano litúrgico, de maneira continuada, até terminar. Prazo: a duração do ano litúrgico, de novembro a novembro.

2. Semanalmente, toda 4ª quarta-feira é DIA DO DISCIPULADO MISSIONÁRIO. Aqueles/as que estão lendo e copiando o Evangelho, se reúnem na casa de um dos participantes. Esse grupo, “Pequena Comunidade de Discípulos missionários de Jesus Cristo”, deve ter no máximo 10 pessoas para facilitar a partilha. Passando de 10 é bom formar novo grupo. Que em nossa Paróquia haja muitas dessas Pequenas Comunidades. A reunião (das 19:30 – 21:00 - não deve passar de 1 hora e meia), é coordenada por alguém do grupo, em forma de rodízio (cada semana, por uma pessoa diferente). Todos sentados ao redor de uma mesa, ficando à vontade, com Bíblia, caderno e caneta, a fim de anotar o que cada um achar mais conveniente. Escrever faz bem, ajuda a guardar melhor a mensagem do texto sagrado.

3. Mensalmente, no 4º sábado do mês, das 14h as 17h00, os grupos se organizem para fazer VISITAS ÀS FAMÍLIAS (ir dois a dois).

4. Mensalmente: na 4ª quarta-feira do mêsESCOLA DA FÉ ou ESCOLA BÍBLICA – Formação e Aprofundamento para missionários/as (retomar as dúvidas do Encontro de Partilha Semanal).  

5. Semestralmente, em nível de Diocese/Paróquia, num fim de semana (1º Semestre), um CURSO OU ESTUDO BÍBLICO (aprofundar um tema de interesse dos grupos). E no 2º semestre, um grande RETIRO ESPIRITUAL POPULAR (agendar as datas com antecedência).

6. Anualmente, em nível Regional, um ENCONTRÃO DE ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO MISSIONÁRIA reunindo missionários/as de todas as Dioceses.

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O ENCONTRO SEMANAL da PEQUENA COMUNIDADE MISSIONÁRIA para as 4ª feiras 

1. Canto de um Mantra ou algum refrão para criar um clima celebrativo 

2. Sinal da Cruz e Oração – invocação ao Espírito Santo (sem comunhão profunda com a Trindade Santa, não dá para entender a Palavra de Deus).

3. Recordação da Vida: Abrir o livro da Vida.

4. Um canto que ajude a para preparar a Partilha da Palavra de Deus. 

5. Partilha: Alguém coordena os trabalhos e outra pessoa pode secretariar o Encontro, escrevendo num caderno de Encontro do Grupo, o que cada um vai partilhando sobre: 

a. O que mais lhe chamou atenção neste texto do Evangelho que você copiou e meditou nesta semana? 

b. O que você achou mais difícil – não entendeu? 

c. O que você aprendeu para sua vida, copiando e refletindo sobre estes textos bíblicos? 

6. Depois que todos partilharem, a pessoa que está secretariando, retoma as anotações e lê para o grupo, o que cada um falou sobre: 

a. Aquilo que lhe chamou a atenção e se faz um momento de prece pedindo as graças de Deus para colocar em prática – viver essas descobertas; 

b. Aquilo que não entendeu e se faz um momento de partilha onde cada pessoa pode colocar como ela entende e se eleva preces pedindo luz, fé e sabedoria de Deus para compreender e viver a Palavra de Deus; 

c. Aquilo que aprendeu para sua vida se canta um hino de louvor e ação de graças a Deus. 

7. Pistas concretas de ação (o que vamos assumir para colocar em prática como compromisso nosso?). 

8. Orações espontâneas (opcional) 

9. Se reza um Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai ou outra oração. 

10. Comunicações e avisos... 

11. Abraço de Paz e um chazinho missionário


Postar um comentário

0 Comentários