ESCOLA DE FORMAÇAO MISSIONÁRIA DO REGIONAL NORDESTE V – MA. ERFCM-SMP

ESCOLA DE FORMAÇAO MISSIONÁRIA DO REGIONAL NORDESTE V – MA. ERFCM-SMP






















De 03 a 05 de dezembro de 2021, na cidade de Santa Inês no Maranhão, aconteceu o ultimo módulo da Escola de formação Missionária do Regional Nordeste V. A escola Missionária por meio de seu processo formativo: existencial, místico, popular quer ajudar a cada formando a fazer seu encontro pessoal com a pessoa de Jesus e desperta-lo para assumir e vivenciar o PROJETO REINO DE DEUS.

Neste último módulo em clima orante os formandos trouxeram presente os temas que aprofundaram ao longo desses dois anos de formação. O primeiro módulo iniciou com Jesus de Nazaré um eterno Formando e formador, em seguida fizeram uma viagem profunda nas raízes da vida questionando como Dar sentido Verdadeiro da vida, diante da sociedade e do mundo liquido em que vivemos? Também estudaram o tema a vida é missão, passando pelas oficinas dos retiros missionários em preparação as semanas missionárias, mergulharam na proposta das pequenas comunidades, que são os pequenos grupos que tem como objetivo, estudar o Evangelho fonte fiel da missão de Jesus, para conhecê-lo, amá-lo e testemunhá-lo. Também se aprofundaram na Espiritualidade mística de Jesus de Nazaré. Toda essa formação foi um passo no processo de conversão de cada formando.

Com muita gratidão os formandos partilharam com alegria, sobre a contribuição desse processo formativo para suas vidas: na dimensão pessoal, falaram do seu crescimento humano, que melhoraram muito pessoa; na dimensão eclesial, falaram do encontro com o Jesus dos Evangelhos, capaz de promover neles conversão profunda despertando-lhes para o compromisso de discípulo missionário, o que tem lhes levado a um engajamento maior na vida da comunidade; na dimensão social, disseram terem sidos despertados ao cuidado maior com a casa comum, assim como ao seu engajamento nos espaços de transformação social, como nos conselhos, nos sindicatos, nas escolas.... Diante aos testemunhos, percebe-se que a formação Crista, não deve está limitada a um conjunto de normas e doutrinas, deve ser antes de tudo um estilo de vida, uma maneira de viver a vida, ela radicaliza mais ainda a verdadeira formação humana.

O encontro foi marcado por vários momentos especiais, desde o início com a oração de abertura. Para cada momento um símbolo, na oração inicial a FLOR, na oração da manhã a semente que precisa ser regada, à noite a lamparina que não pode se deixar apagar. Após uma bonita Celebração, os formandos puderam se confraternizar com um jantar partilhado e uma fraterna troca de presentes. No domingo pela manhã juntos celebramos a eucaristia. Padre João Paulo e Padre Figueira, como os formadores da Escola não puderam está, mas se fizeram presente por meio de uma live, agradecendo a presença de cada formando e ressaltando a importância da continuação da Escola. E para marcar a conclusão desse período formativo, foi entregue aos formandos, de forma simbólica os certificados como sinal da reafirmação do seu compromisso com o projeto de Jesus de Nazaré.

Todos avaliaram a Escola de forma positiva e a partir dos testemunhos partilhados daquilo que a escola contribui em suas vidas, decidiram continuar com a Segunda Escola no ano que vem, para que mais pessoas possam desfrutar desse espaço formativo.

“A formação Crista se dá na escola de Jesus. É seguindo os passos de Jesus e assimilando o seu estilo de vida que nos tornaremos missionários no mundo de hoje. (Livro A vida é Missão, Pe. Luís Mosconi).




Postar um comentário

0 Comentários