Aprendizagem significativa com o uso de recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia

Aprendizagem significativa com o uso de recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia



Aprendizagem significativa com o uso de recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia (VI): perspectivas para uma educação inclusiva. Live 6A (14:00-16:00)

Palestrante: DENILSON BARBOSA DOS SANTOS -- UFPI; DANIELLE MARIA APOLONIO RODRIGUES -- UFPI 
Título: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA, CIDADANIA E O DIREITO DE APRENDER DE TODOS.

É Geopedagogo, pois possui graduação em Geografia e em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEMA. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí/PPGGEO/UFPI. Doutorando em Educação/PPGed-UFPI, Turma 15ª (2022-2025). Especialista em 6 áreas da educação: 1) Educação de Formadores de Professores/FACEMA; 2) Educação do Campo/UEMA; 3) Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional/IESF; 4) Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA/IFMA; 5) Psicologia da Educação/UEMA; 6) Atendimento Educacional Especializado/Dom Bosco. Membro do NUPEG/UFPI. Professor de Geografia, efetivo da Rede Municipal de Ensino de Matões (MA). Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão/CESC/UEMA. É professor do Instituto de Educação Athena. Pesquisador e escritor no campo educacional com foco na inclusão escolar, formação docente e práticas pedagógicas nos diferentes níveis de ensino, etapas e modalidades de ensino como: Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial/Inclusiva, Educação do Campo; Educação Ambiental e Educação Infantil. Membro do NUPPEGE- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação do PPGed-UFPI. Membro do CIEPP - Centro de Inovação e Conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas. Live 6B (16:00-18:00).

Palestrante: DANIELLE MARIA APOLONIO RODRIGUES -- UFPI; DENILSON BARBOSA DOS SANTOS -- UFPI Título: EDUCAÇÃO GEOGRAFICA, LIBRAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: "MÃOS" QUE COMUNICAM, ENSINAM E APRENDEM GEOGRAFIA Mestranda em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí ( PPGP/UFPI), membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), possui especialização em Letras/Libras: Tradução e Interpretação em Libras e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Atualmente é professora intérprete de Libras do Governo do Estado do Maranhão, desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de inclusão, gestão pública, sob a ótica da inovação e desenvolvimento regional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, aluno surdo, escola camponesa, ensino-aprendizagem de geografia e escolarização do aluno surdo. Organizadoras: Profa. Dra. Andrea Lourdes Monteiro Scabello Profa. Dra. Bartira Araujo da Silva Viana. Realização: Coordenação do Curso de Geografia/UFPI Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPI Centro Acadêmico da Geografia/UFPI Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG/UFPI.

Postar um comentário

0 Comentários