A Palavra de Deus em Família - 19/02/23 - Mateus 5,38-48. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 19/02/23 - Mateus 5,38-48.


A fé, isto é, a vida cristã é eminentemente comunitária, Eucarística, por mais que testemunhada individualmente.

A primeira leitura dá o tom do que queremos dizer: Deus passa um recado ao indivíduo Moisés, porém dirigindo-se a todo o povo "O Senhor falou a Moisés dizendo: Fala a toda comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: "Sedes santos, porque eu, o Senhor, sou Santo" (Levítico 19,1-2). E continua a ética da santidade comunitária: "Não tenhas, no teu coração, ódio contra teu irmão..."(Lev 19,17 a). Por tanto, não há vida cristã e santidade individual, mas familiar, comunitária. O bem que eu faço e o amor que eu tenho ao outro retorna pra mim: "Amarás teu próximo como a ti mesmo" (Levítico 2,18). A santidade só se concretiza na correspondência do relacionamento da vida social comunitária. Ninguém existe e nem é santo sozinho.

Na segunda leitura Paulo confirma que todos somos santuário de Deus (Trino) e que o Espírito (comunitário) de Deus mora em nós (cf. I Coríntios 3,16).

"Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: Paulo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus" (I Cor 3,21-23).

O Eu não existe sem o nós, e vice-versa). Basta dizer que nascemos do amor entre duas pessoas e formamos uma terceira, o pai, a mãe e o filho. Somos Comunidade, realmente imagem e semelhança de Deus que é Comunidade Trina.

No evangelho Jesus corrige a moral individualista dos impérios que para dominar o povo, o divide em responsabilidades individuais, isto é, ao dividir a sociedade em responsabilidades individuais tira a força de organização comunitária do povo. Esta é a estratégia do Imperador Romano: "Divide et Impera". Eis a moral individualista denunciada por Jesus Cristo e a proposta de construção da Igreja, da Eclesia de Cristo:

"Vós ouvistes o que foi dito (pelos grandes impérios): "Olho por olho e dente por dente! Eu porém vos digo.... Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! Eu, porém vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem. Assim vos tornareis filhos do vosso Pai, que está nos céus, porque Ele faz chover sobre justos e injustos. Porque se amais somente aquele que vos amam, que recompensa tereis...os cobradores de impostos...os pagãos, não fazem a mesma coisa?. Portanto, sede perfeitos (família-comunidade) como o vosso Pai celeste é perfeito (como Deus é Comunidade" (Mateus 5,38.42-48).

Baltazar Dias 91 9 98108219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho



Postar um comentário

0 Comentários