A Palavra de Deus em Família - 21/02/23 - Marcos 9,30-37.
A teologia e ensinamento teológico de Jesus não é deslocado do contexto histórico em que vive o povo pobre e escravizado da Galiléia. E, além de ensinar a teologia no meio do povo mais pobre, revela que Ele e seu Pai são simples como uma criança.
Jesus está ensinando seus discípulos a partir da Galiléia. O seminário que Jesus estabelece a seus discípulos não o faz em ricas faculdades de teologia e filosofia nas capitais, mas a caminho constante no meio do povo, atravessando a região mais carente e revoltosa de seu país, a Galiléia. E o que Ele ensina já é o embate, o confronto inevitável que terá com os homens poderosos da época aos quais ele será entregue e morto. Porém neste contexto Ele já anuncia-lhes sua vitória, sua ressurreição três dias depois de sua derrota, de sua morte (cf.Mc 9,30-31).
A princípio os discípulos não compreendem nada de enfrentamento, perseguição, prisão, morte e ressurreição (cf. Mc 9,32). Só querem discutir, competir e saber quem dentre eles será o maior e receberá o cargo de chefia no sonhado Reino poderoso de Deus (cf. 9,34).
Mas Jesus decepciona-os e quebra ao meio a vaidade de seus carreiristas discípulos: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos" (Mc 9,35).
E, pedagogicamente Jesus exemplifica o que é a real humildade e simplicidade segundo o coração de Deus, se comparando a si mesmo e a seu Pai do céu como a duas criança. "E abraçando uma criança, colocou-a no meio deles dizendo: Quem acolher a uma criança em meu nome é a mim que acolhe. E quem me acolher está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou" (Mc 9,36-37).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos
de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!