A Palavra de Deus em Família - 22/02/23 - Mateus 6,1-6.16-18. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 22/02/23 - Mateus 6,1-6.16-18.


A espiritualidade do coração contra a hipócrita religião da aparência. Esta espiritualidade é que gera conversão e constrói o Filho, o Cristo dentro e fora de nós.

Na primeira leitura o profeta Joel introduz o tom desta espiritualidade verdadeiramente cristã: " "Voltai para mim com todo o coração....rasgai os vossos corações e não as vossas vestes" (Joel 2,12-13).

O salmo continua: "Cria em mim um coração que seja puro" (Salmo 50,3).

A nossa salvação é obra tão exclusivamente de Deus que, para tanto, Paulo diz na segunda leitura: "Aquele que não tinha pecado, Deus o fez pecado por nós, para que Nele nós nos tornemos justiça de Deus" (2Cor 5,20).

É para manifestar esta salvação intrínseca, este Homem Cristo salvador em nós que somos hoje chamados à existencial conversão do coração, vale dizer, revirar-nos do avesso para abandonarmos a falsa capa, a pele da hipocrisia, a vida de aparências e revelarmos o que realmente nos foi dado dentro do coração, esta salvação em Cristo, este sentido da existência plenamente intrínseca à felicidade do nosso ser em Jesus Cristo e em seu e nosso Pai.

No evangelho Jesus vai dizer que não bastam as religiões, as práticas religiosas para revelar esta Salvação de Cristo em nós. Devemos sim mergulhar na espiritualidade do coração de Cristo que prefere morar e ver com o Pai do céu a oculta intenção do nosso coração mais que nossas fajutas e hipócritas obras; vale dizer, com que intenção nós praticamos as religiões, o jejum, esmola e oração próprios deste tempo de quaresma.



Esmola:

Faz tua esmola "de modo que a tua esmola fique oculta. E teu Pai, que vê o que está oculto, de dará a recompensa (Mt 6,4).

Oração:

Quando tu orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai, que está oculto. E teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6,6).


Jejum:

"Tu porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa" (Mateus 6,17-18


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219

Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.



Postar um comentário

0 Comentários