A Palavra de Deus em Família - 23/02/23 - Lucas 9, 23-27. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 23/02/23 - Lucas 9, 23-27.


Na primeira leitura, desde o Antigo Testamento, Deus coloca na frente do ser humano o projeto da vida e da morte e solicita a este que escolha pois a vida para que viva bem ele e toda sua descendência, posteridade (cf. Deuteronômio 30,15.19).

No evangelho, já mergulhado e encarnado na luta e contradição da escolha humana pelo pecado, isto é, pela morte, pelo poder ganancioso, Jesus não tem escolha, a não ser escolher sim a vida, porém redentoramente através da morte, do sacrifício, do embate e enfrentando contra os poderes mesquinhos políticos, econômicos e religiosos que promovem a morte do povo e, significativamente a cruz do próprio Jesus.

Ao estar consciente da contradição de sua missão, isto é, de lutar pela vida da humanidade tendo que enfrentar a morte, Jesus socializa, vocaciona e estende esta sua missão a todos os seus discípulos:

"Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Lc 9,23).

E agora, seguir verdadeiramente a Jesus é escolher, optar e entrar num caminho de luta sem volta, até à morte e morte de cruz: "Porque, quem quiser salvar a sua vida (isto é, fugir da luta e do martírio inevitável) vai perdê-la. Mas quem sacrificar sua vida por amor a mim (ao Reino, ao povo), irá salvá-la" (Lc 9,24).

O projeto do mundo é individualista, salve-se quem puder; cada um cuide de si. O projeto de Jesus é radical e totalmente contraditório aí mundo, é Comunitário, apesar de vergonhoso para o mundo que tem este projeto como nécio, bôbo. E por isso Jesus completa:

"Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na sua glória" (Lc 9,26).

Depois São Paulo irá dizer: "Não me envergonho do evangelho (Rm 1,16)....da cruz de Cristo... que é loucura para o mundo (cf. Coríntios 1,18-25).

Nas palavras de hoje seguir a cruz de Cristo, a luta até à morte para que todos tenham vida é ser um abestado, bôbo, um otário e até ser morto como Irmã Dorothy, Dom Oscar Romero e uma multidão de mártires do povo que vieram da grande tribulação da vida e lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro e não terão mais fome e nem sede...e terão direito à árvore da vida... (cf. Apocalipse 7,14;22,14).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários