A Palavra de Deus em Família - 25/02/23 - Lucas 5,27-32. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 25/02/23 - Lucas 5,27-32.


Vocação e seguimento incluinte à Jesus: A autêntica convivência comunitária na partilha da vida em mesa cheia de verdade, de humildade, de pão, de perdão e da Palavra de Deus.

Desde o capítulo 4,16-22 em Lucas Jesus, lendo e citando o profeta Isaías diz a que veio: incluir os excluídos, dar a luz aos cegos, libertar os cativos e anunciar o ano pleno da graça do Senhor.

Hoje ele realiza mais uma façanha de seu projeto incluinte. Ele chama Levi (Mateus) para o grupo de seus apóstolos o qual inclui e leva consigo à festa de Jesus de inclusão e comunhão todos os outros seus amigos pecadores criticados e excluídos da sociedade hipócrita de seu tempo (cf. Lc 5,27-30).

Desde a primeira leitura que o profeta Isaías, inspirador de Jesus no evangelho de Lucas, já indica o caminho das bençãos e da conversão e inclusão no Reino de Deus acontecendo na vida de qualquer pessoa:

"Se expulsarem da tua casa todo tipo de opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres tua luz se levantará na escuridão e tua noite resplandecerá como o dia pleno" (Isaías 58,9-10).

Como no tempo de Jesus ainda hoje continua, o grande mal e pecado que corroe os religiosos, as igrejas que se dizem cristãs é o puritanismo hipócrita. Até hoje se um padre, um religioso ou um simples cristão de dentro da Igreja passar a conviver, comer e beber com pecadores públicos, pobres, bêbados, prostitutas e viciados, mesmo que seja com a intenção de resgatá-los e incluí-los na comunidade cristã, será durante criticado e até excluído da comunidade hipocritamente cristã. A esta hipocrisia Jesus responde hoje:

"Eu não vim chamar os (que se dizem) justos (falsos santinhos), mas sim os (que são sinceros e se acham) pecadores" (Lc 5,32).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários