A Palavra de Deus em Família - 26/02/23 - Mateus 4,1-11. 1° Domingo da Quaresma. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 26/02/23 - Mateus 4,1-11. 1° Domingo da Quaresma.


A luta contra a tentação. O ser humano entre o pão material e o Pão da Vida.

"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4,4).

O primeiro Adão e a primeira Eva, ambos viviam suflados pelo Espírito, no jardim do paraíso terrestre (Gn 2,7). Jesus também, 'conduzido' pelo Espírito, no entanto, diferente de Adão e Eva já foi para o deserto e não para o jardim.

O tentador se apresentou à solitária Eva propondo-lhe comer para poder ser eterno qual Deus criador. O mesmo tentador se apresentou a Jesus instigando-lhe transformar as pedras para matar a fome da vida com o pão das pedras da terra (cf. Mt 4,3).

Eva e Adão embarcam no ilusório sonho da serpente. Jesus dá um passo além deste sonho materialista de eternidade humana e propõe ao tentador se alimentar da Palavra de Deus para realmente viver, quem sabe, eternamente (cf. Mt 4,4).

Agora a tentação é das alturas... Os primeiros homens constroem a torre de Babel (Gn 11,1-9) para, com esta forma de religião chegar a Deus. O tentador leva Jesus às alturas do Templo e diz pra este tentar a Deus se jogando de cima a baixo para ser aparado pelos anjos (Mt 4,5-6).

Jesus responde ao tentador que, nem através deste tipo de fé e de religião o homem não deve tentar, provocar a Deus que está no céu, na terra e em todo lugar (cf. Mt 4,7).

Por último o tentador leva Jesus para um outro monte muito alto, mostra todo seu poder e riqueza no mundo e diz: "Tudo isto te darei, se te ajoelhares e prostrado diante de tanta riqueza me adorares" (cf. Mt 4,8) (adorar o dinheiro, o poder político, econômico e os poderosos deste mundo). Jesus responde-lhe sempre com as Escrituras Sagradas: "Vai-te embora satanás, porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto" (Mt 4,10).

A Campanha da Fraternidade nos desafia nesta dialética de lutar e partilhar o pão da terra pra quem passa fome, mas transcendermos esta luta, este gesto de justiça e caridade a fim de alcançarmos a partilhar como irmãos a Eucaristia, o Pão da Vida terrena e eterna. Eis o mistério cristão.


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários