A Palavra de Deus em Família - 28/02/23 - Mateus 6,7-15. A oração do Pai Nosso. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 28/02/23 - Mateus 6,7-15. A oração do Pai Nosso.


O Pai, que está em todo lugar, inclusive em nosso coração, sabe de tudo o que precisamos muito antes de nós mesmos pensarmos (cf. Mateus 6,7-8).

E porque o Pai não nos dá logo tudo o que precisamos?

Para que sejamos participantes da construção de seu Reino aqui na terra. Deus é Pai, não paternalista.

Toda vez que Jesus se refere à oração sempre a relaciona com o coração humano, o lugar mais íntimo e secreto da existência de cada um de nós, da intimidade com o Pai onde nos educamos a ser filhos de diálogo e trabalho, conquistadores e herdeiros.

"Quando orardes, entra no teu quarto, e fechando a porta ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê o que está em segredo, te recompensará" (Mt 6,6).

É de lá, do interior, do íntimo, do coração que as nossas intenções se tornam projetos, palavras na boca (or -boca em latim) e em seguida se torna ação, completando a or-ação, oração. De forma que a oração, o diálogo, a palavra dita no íntimo com o Pai já não sai apenas da nossa boca, já é uma inspiração íntima do Pai em nosso coração; e não volta a nós e não vai ao Pai sem dar frutos sem dar testemunho da verdade. Como nos ensina Isaías na primeira leitura de hoje:

"Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais sem irrigar e fecundar a terra e fazê-la germinar..... assim a palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia; antes realizará tudo que for da minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la" (Isaías 55,10-11).

Na oração de súplica do Pai-Nosso, que Jesus nos ensinou, a primeira parte é uma súplica de contemplação, olhando para o céu, pedindo ao Pai que venha o seu Reino e una o céu à Terra em uma só realidade feliz. E a segunda parte é uma oração olhando para a realidade do hoje em que vivemos, para que o pão e o perdão possa ser partilhado entre todos os filhos, em toda a humanidade, concretamente onde moro. Só assim o Reino de Deus se estabelece como única realidade e desejo entre o céu e na terra a partir da minha e da nossa or-ação (oração) a partir do meu e nosso cor-ação, coração, vida em oração.

Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários