A Palavra de Deus em Família - 05/03/23 - Mateus 17,1-9. A transfiguração de Jesus. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 05/03/23 - Mateus 17,1-9. A transfiguração de Jesus.


No projeto existencial-missionário de subida à Jerusalém, de viagem redentora de Jesus com seus discípulos, desde a Galiléia à Jerusalém, diante da incompreensão e traição dos discípulos, sobretudo de Pedro, Tiago e João sobre o verdadeiro sentido da missão, da existência, Jesus leva estes três discípulos ao alto de uma montanha e lá se transfigura, se revela homem plenamente divino, (ressuscitado) diante deles.

Só podemos entender o verdadeiro sentido da transfiguração de Jesus se compreendermos o contexto de negação, traição e cabeça-dura dos discípulos em não querem o projeto redentor do Reino de Deus, o Reino de Jesus, diferente do projeto dominador e escravizador do mundo.

Por exemplo, neste caminho libertador de subida para Jerusalém a mãe de Tiago e João foi pedir a Jesus para que, ao ser instaurado o Reino de Jesus, o Reino de Deus aqui na terra, estes seus dois filhos sentassem um à direita e outro à esquerda de Jesus (cf. Mt 20,20-23).

Neste mesmo contexto de carreirismo e competição dos discípulos por poder e riqueza semelhante aos reinos deste mundo Pedro, mesmo antes havendo declarando que Jesus é o Filho de Deus (cf.Mt 16,13-20), porém pensa que Jesus é um Rei, um Cristo glorioso e não aceita a auto declaração de Jesus de que devia sofrer na mão dos anciãos, dos sacerdotes e dos escribas, ser morto por eles e, aí sim, ressuscitar ao terceiro dia (cf. Mt 16,21-23).

A transfiguração é um ato de desespero de Jesus em fazer os discípulos, sobretudo estes três líderes, Pedro, Tiago e João, compreenderem e se firmarem no projeto redentor da ressurreição pela cruz e não pelo poder político, econômico e religioso.

Então Jesus se transfigura diante deles. E aparecem ao seu lado Moisés e Elias, isto é, os representantes do Antigo Testamento, a Lei e os profetas; bem como a Trindade de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), aparece a nuvem luminosa, figura do Espírito Santo que os envolve a todos, toda a história, toda a "Escritura", Jesus, Moisés, Elias e os discípulos; e se ouve a vós do Pai a confirmar aos ouvidos dos três discípulos: "Este é meu filho amado, em quem eu me comprazo, ouví-o sempre" (Mt 17,5).

Depois deste momento de êxtases, ainda caídos e com o rosto na terra, Jesus toca nos discípulos e diz: "Levantai-vos e não tenhais medo" (Mt 17,7). E voltando à realidade da vida, erguendo os olhos, não viram mais a Moisés, Elías, nem a nuvem e tão pouco ouviram a voz do Pai, mas tão somente Jesus que é a realidade capaz de revelar a divindade e a humanidade de todos nós.

"E aí descerem do monte, Jesus ordenou que não contassem a ninguém esta visão até que o filho do Homem ressuscitasse dos mortos" (Mt 17,9).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários