A Palavra de Deus em Família - 06/03/23 - Lucas 6,36-48. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 06/03/23 - Lucas 6,36-48.


Da moral mesquinha da religião de regras, pesos e medidas à moral da vida livre, espontânea e generosa sem medidas para amar.

Contra a moral de clichê da religião dos Mestres da Lei Jesus ensina a seus discípulos a moral da vida misericordiosa e generosa que é o comportamento do Pai do céu, o Deus da vida.

"Sede misericordiosos, (do mesmo jeito) como também o vosso Pai é misericordioso" (Lc 6,36).

Ao invés de estar na defensiva, ficar escravo das regras da leis da religião e fazer só o que manda a religião, Jesus ensina a seus discípulos uma religião libertadora, livre de regras mesquinhas. Esta vida de regras mesquinhas querem condicionar a salvação, a vida eterna e o relacionamento de justiça e amor com o próximo. Lembremos da pergunta de um Mestre da religião (da lei) a Jesus:

"Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?" (Mt 19,16) e em Lucas Jesus responde-o com a parábola do bom samaritano (cf. Lc 10,25-37).

A verdadeira medida e regra da religião de Jesus Cristo é não ter medida para a gente ser misericordioso e generoso com as pessoas

O Bom Deus, Pai de Jesus Cristo e Pai de todos nós é diferente do deus mesquinho dos mestres da lei e da religião dos homens.

A generosidade do Pai criador que alimenta todo ser vivo, todos os vegetais e animais deve ser a nossa medida de amar com generosidade nosso próximo necessitado: "Olhai os lírios dos campos....os pássaros do céu!" (Mt 6,26.28).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários