A Palavra de Deus em Família - 07/03/23 - Mateus 23,1-12. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 07/03/23 - Mateus 23,1-12.


Hoje Jesus começa o discurso pedagógico a seus discípulos afirmando que os escribas e fariseus, (grupo político e religioso) são expertos em Bíblia, conhecem tudo sobre a Lei de Moisés e por isso os discípulos devem fazer o que eles dizem (cf. Mt 23,1-3a).

Porém, logo em seguida, Jesus desautoriza a estes personagens fantoches (escribas e fariseus) porque eles dizem, ensinam, mas não fazem (cf. Mt 23, 3b).

A luta missionária de Jesus não é contra somente o pecado individual e a conversão de cada pessoa, mas, sobretudo, contra o pecado social, isto é, a mentira e a hipocrisia das autoridades políticas e religiosas que estruturam uma sociedade economicamente injusta, pecadora e gera toda uma sociedade injusta, isto é, contagiantemente pecaminosa, dividida e endividada.

Vale dizer, a pastoral de Jesus é sacramental, mas não sacramentalista. Suas Palavras são testemunhada por suas ações, seu exemplo de vida, suas obras transformadoras da realidade cultural e social. Ele quer que sua Comunidade Eclesia (sua Igreja) seja o novo modelo de sociedade fraterna, verdadeiramente de irmãos, onde não haja ninguém maior e escravizando o outro.

E Jesus desmonta o discurso dos escribas e fariseus dizendo que eles não têm testemunho, falam, mas não fazem nada para transformar as pessoas e a sociedade em comunidade fraterna, ao contrário:

Amarram pesados fardos (impostos, obrigações), mas não fazem nada). Tudo o que fazem é para aparecer, serem vistos e elogiados pelo povo.... gostam de ser chamados de mestres, de pai - padre. Mas Jesus confirma, "um só é vosso Mestre...um só é vosso Pai... Um só é vosso Guia, Cristo (cf. Mt 23, 8-10).

E Jesus conclui seu ensinamento sacudindo justamente a estrutura social escravizante, isto é, a ideologia dominante da supremacia, a autoridade imposta pela meritocracia do cargo político, econômico ou religioso. E dispõe a seus discípulos a nova ordem social verdadeiramente cristã, sinodal e Eclesial:

"O maior entre vós será aquele que vos serve. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado" (Mt 22,11-12).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários