A Palavra de Deus em Família - 12/03/23 - João 4,5-42. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 12/03/23 - João 4,5-42.


Em busca de alimentos, de água e de sentido da vida...

A sede, o caminho e o poço das águas. As duas buscas em um único encontro da única vida....

Ainda no contexto da festa e sede das bodas de Caná da Galileia, da água natural transformada em vinho da Nova Aliança (cf. João 2,1-12), do encontro com Nicodemos sob o sopro do Espírito sobre as águas eternas dos filhos de Deus (cf. João 3,1-21), agora em um país estrangeiro -Samaria- a missão de Jesus e seus discípulos se expande a jorrar do poço de Jacó para toda a humanidade, e para a vida eterna.

Jesus tem sede e busca água natural enquanto a samaritana sedenta, apesar de buscar água natural se encontra e dialoga com Jesus que lhe oferece a água da vida eterna.

Ambos com sede, em busca de água no deserto da vida.

A mulher (samaritana), por mais que chamada a ser fonte de vida natural, é estéril, discriminada pelo povo e considerada pecadora, amaldiçoado por Deus. Não concebe nenhum filho e sempre fica viúva, sem herdeiros a ponto de casar-se consecutivamente com sete irmãos, conforme a tradição e religião de seu país.

Jesus, a revelia das críticas de seus discípulos por estar conversando com uma discriminada estrangeira estéril e samaritana, após pedir-lhe água natural e em troca oferecer-lhe a água da vida eterna a concebe também como discípula e missionária. Após cavar-lhe o coração com a Palavra e fazer-lhe brotar toda a verdade e a água da sua vida, a concebe como discípula-missionária.

E como tal ela deixa de ser estéril e concebe em seu coração e anuncia a todo seu povo o Cristo. Desta forma ela concebe vários filhos sedentos da água viva (cf. João 4,39-42).

Enquanto Jesus revela aos seus insistentes e famintos discípulos que Ele tem um outro alimento que eles ainda não conhecem, o de fazer a vontade do Pai (cf. João 4,32).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários