A Palavra de Deus em Família - 15/03/23 - Mateus 5,17-19.
Como grande terapeuta que é, Jesus não rompe com a cultura vigente de seu tempo através de uma revolução traumática. Porém, como conhecedor profundo da história, do ser humano em si e da cultura de seu tempo Ele afirma que, para mudar e libertar de verdade e profundamente o ser humano, não se trata de fazer guerras, eliminar meu inimigo que pensa diferente de mim, nem tão pouco ser corrupto e falso como os fariseus hipócritas que diziam acreditar em Deus, mas viviam de aparências para dominar o povo com arrogância e mentiras.
Então Jesus nos diz hoje:
"Eu não vim abolir a Lei e os Profetas (as Sagradas Escrituras), mas dar o seu pleno e verdadeiro significado" (Mt 5,17).
Porque a Lei de Deus se revela e se envolve em toda a criação, toda a história humana em todas as culturas. E Jesus Cristo é a plenitude desta Lei, de todos os profetas em todos os povos. Este é o sentido da missão e anúncio da Igreja, Ele deve ser descoberto, reconhecido e anunciado em todas as culturas porque reside em todas as culturas e povos, o Deus desconhecido de Paulo em Atenas (cf. Atos 17,22-23).
Portanto, anunciar Jesus Cristo não é eliminar a Lei e os profetas do Antigo Testamento com o povo hebraico, mas reconcecê-lo presente em todas as culturas e povos. Como bem disse o Concílio Vaticano II: Em todas as culturas está presente a semente do Verbo (da Palavra) de Deus (Unitatis Redintegratio)
Baltazar
Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos
de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!