A Palavra de Deus em Família - 17/03/23 - Marcos 12,28-34. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 17/03/23 - Marcos 12,28-34.


Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo: Estes três mandamentos são inseparáveis e em um só. Sobretudo o primeiro com o segundo que dá sentido ao terceiro.

Um escriba, homem letrado e conhecedor das Escrituras Sagradas, se aproxima de Jesus para ver se ele conhecia de verdade a Bíblia. E pergunta a Jesus: "Qual é o maior de todos os mandamentos?" (cf. Mc 12,28).

Jesus responde-o que não é somente um mandamento o maior, mas dois mandamentos inseparáveis, o amor a Deus e o amor ao próximo.

O primeiro está ligado com o segundo. E subdividido em pequenos importantes mandamos. Eis a resposta textual de Jesus:

"O primeiro de todos os mandamentos é este:

1- "Ouve ó Israel": Sem ouvir a Deus fica impossível conhecê-lo, amá-lo e serví-lo, seguí-lo.

2- "O Senhor nosso Deus é o único Senhor": Não pode haver outra pessoa e nem outro objeto maior que Deus. Nem o Imperador, o político, nem o homem rico e poderoso e nem o próprio dinheiro e as propriedades, nem os prazeres deste mundo, nada pode ser maior e mais amado mais que a Deus.

Uma vez feito o preâmbulo que prepara o ser humano para o sentido pleno da existência, para o verdadeiro amor, então agora Jesus dita o coração do mandamento:

3- "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo coração, de toda tua alma, de todo teu espírito e de todas as tuas forças".

E logo em seguida Jesus responde o segundo mandamento que não foi perguntado pelo escriba, mas que é inseparável do primeiro. De forma que o amor a Deus é inseparável do amor ao próximo. Eis a resposta de Jesus:

"O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31a).

E Jesus conclui textualmente unindo os dois mandamentos em um só: "Outro mandamento maior do que estes não existe" (Mc 12,31b).

O escriba concorda plenamente com Jesus já o seguindo, chamando Jesus de Mestre: "Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele (nem dinheiro, nem propriedades, nem políticos, nem ricos, nem sexo, nem comida, nem conhecimento). Amá-lo de todo coração, de todo pensamento, toda alma, de todas as forças e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios (isto é, amar a Deus, ao próximo e a si mesmo em um só mandamento orienta, dá pleno sentido à vida e está a cima de qualquer religião, sacrifício, conhecimento, projeto político, religioso, econômico, social, etc).

Porém não basta saber, escrever, falar... temos que praticar este mandamento de amor tríplice em um só para não ficar somente perto, mas adentrarmos ao Reino de Deus. Assim Jesus concluí:

"Vendo Jesus que o mestre da lei falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus" (Mc 12,34).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.



Postar um comentário

0 Comentários