A Palavra de Deus em Família - 18/03/23 - Mateus 1,16.18-21.24a. - Festa de S. José, o esposo de Maria e pai de Jesus aqui na terra. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 18/03/23 - Mateus 1,16.18-21.24a. - Festa de S. José, o esposo de Maria e pai de Jesus aqui na terra.


Na Bíblia há vários gêneros literários, conforme o conteúdo da narrativa.

Há gêneros literários históricos que narram, por exemplo, um fato acontecido em uma guerra, um dilúvio, uma fuga... outros gêneros literários épicos que narram batalhas, festas de casamentos, outros narram parábolas, outros ainda narram chamados, vocações para uma missão, por exemplo (Abrão, Moisés, Jacó, Samuel, Isaías etc....e há também o gênero literário de anunciação. Em se tratando da Bíblia, todos estes gêneros querem revelar de maneira oculta, misteriosa, porém marcante a ação de Deus realizando a salvação na história das pessoas, das famílias, do povo hebreu e da humanidade inteira através de homens e mulheres fracos, pequenos, indecisos, especialmente escolhidos e preparados para tal missão.

Neste caso de hoje o protagonista da ação divina redentora, o escolhido, chamado e preparado é José que, de forma misteriosa, oculta e incompreensível aos olhos humanos se torna pai de Jesus, o pai do Filho de Deus e o esposo definitivo de Maria através da ação do Espírito Santo que completa a ação Trinitária de Deus qui na terra para a salvação da humanidade (cf. Mt 1,18).

Na tradição genealógica judaica os homens aparecem na geração dos filhos, salvo os casos de destaque da ação de Deus cuja a geração passa pela mulher tida como mais fraca pelos homens e por isso parceira escolhida e preferida de Deus (cf. Mt 1,16.18).

Está forma de Deus agir "fora da curva", fora da normalidade humana deixa o Justo José perturbado e fragilizado que por não compreender o mistério, a ação de Deus, porém por ser justo resolve se separar de Maria de forma oculta, sem difamá-la na sociedade e denunciá-la pra ninguém (cf. Mt 1,19).

Por esta prudente atitude de José Deus fala em meio à contradição....em sonho, no coração do frágil e agora forte José, filho descendente do poderoso, mas também pecador rei Davi: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo" (Mt 1,20).

Maria dará à luz, será parceira de Deus na criação do filho ("Faça-se a luz" Gn 1,3), mas José será o tutor, o pai adotivo, aquele qual Adão, dará o nome à criação, isto é, o significado da vida do filho Jesus, que significa salvador: "pois ele vai salvar, o seu povo de seus pecados" (cf. Mt 1,21).

E José acorda, isto é, diz sim, se entrega ao mistério da ação de Deus na história e corresponde ao chamado e obra de Deus libertador e salvador a partir dos fracos e pequeninos (cf. Mt 1,24).

Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Curso de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.



Postar um comentário

0 Comentários