A Palavra de Deus em Família - 22/03/23 - João 5,17-30. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 22/03/23 - João 5,17-30.


O amor da Trindade de Deus em ação em nós. Eis a única realidade criacional e existencial que devemos perceber e coexistir, corresponder no amor à vida para todos.

"Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho.... Além de não obedecer a lei do sábado, ele afirmava que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (João 5,17-18).

A consciência de Jesus cresce de que Ele e o Pai são juntos, existem e agem juntos. Desta feita se torna impossível negar sua existência como Palavra falada pelo Paí (cf. João 5,17-18).

O Pai fala (trabalha), o Filho é a Palavra, o Verbo que age (ação) e o Espírito Santo é o Vento, o Som (ruído) da Palavra do Pai.

"De fato o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois só faz aquilo que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também" (João 5, 19).

Desde o princípio eterno a Trindade de Deus age, trabalha. Da criação à ressurreição do princípio ao fim Ele é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro (cf. Apocalipse 22,13). "Antes da criação do mundo, aquele que é a Palavra [do Pai] já existia. Ele estava junto com Deus e Ele era Deus.Tudo foi feito através dele [da Palavra]...Ele tinha a vida em si mesmo e esta vida [Dele] agora [e sempre] é/era a luz dos homens" (João 1,1-4).

No mistério desta vida quem percebe, ouve e pratica, vive esta Palavra também é chamado a participar da vida e do trabalho da Trindade de Deus, Pai, Filho, Espírito e eu/nós, pelo trabalho/ação da justiça e do amor ao próximo somos uma coisa só:

"Eu afirmo que quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou já possui em si a vida eterna [de Deus] e não será julgado, mas passou da morte para a vida" (João 5,24).

Amar e fazer o bem já é passar da morte para a vida, já é existir e ressuscitar na Trindade de Deus (cf. João 5,29).

"Quem ama permanece em Deus e Deus nele" (I João 4,16) "Se alguém me ama guarda minha palavra. Meu Pai o amará, então viremos a Ele e estabelecermos nele nossa morada [viveremos com ele uma mesma vida] (João 14,24).


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários