A Palavra de Deus em Família - 03/04/23 - João 12,1-11. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 03/04/23 - João 12,1-11.


Prelúdio da Páscoa: Anúncio da passagem da morte para a vida eterna, do sepultamento à ressurreição de Jesus, de Lázaro, de todos os pobres e da multidão, da Comunidade Eclesial inteira.

Jesus volta à Betânia, à casa de Lázaro ao qual Ele o havia previamente ressuscitado dos mortos.

Agora a casa da família de Lázaro se torna o sepulcro, isto é, a casa da Família Eclesial onde fermenta o prelúdio da Páscoa definitiva de Jesus, de Lázaro e de todos os pobres, de todos nós: Maria, a irmã de Lázaro, o morto que Jesus ressuscitara, unge os pés de Cristo com um perfume que invade toda a casa, toda a Família Comunitária.

Este gesto de Maria se faz com os mortos, ungir os pés do morto para caminhar na passagem para a eternidade: "Como são belos os pés do mensageiro que andam pelos montes anunciando a paz" (Isaías 52,7).

Este mesmo gesto de, ungir, lavar os pés...de prelúdio da Páscoa e enfrentando da traição, do pecado de Judas, Jesus vai fazer no cenáculo com aos discípulos na preparação para a Páscoa Eucarística definitiva (cf. João 13,2-15).

Porém, este gesto é causa de polêmica com Judas que, fingidamente, acha este gesto um desperdício de dinheiro que se devia dar aos pobres. "Não porque tinha interesse pelos pobres, mas porque era ladrão [não amava de verdade aos pobres, mas ao dinheiro] e administrando a bolsa comum da comunidade roubava o que nela era depositado" (João 12,6).

Então Jesus anuncia a sua e nossa páscoa, sua passagem da sepultura para a vida eterna em meio à situação de contradição e discussão da Comunidade Eclesial entre Ele, Judas, os pobres e o gesto de Maria: "Deixai-a: ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. Pois pobres, sempre tereis convosco, mas a mim, nem sempre tereis" (João 12,7).

Por causa do sinal da ressurreição de Lázaro uma multidão resolveu ir ao novo "sepulcro", isto é, à casa de fermentação da definitiva páscoa de ressurreição. E muitos judeus resolveram passar da morte para a vida, isto é, resolveram acreditar em Jesus. Mas os príncipes dos sacerdotes, isto é, os chefes religiosos [combinados com a traição da intensão de Judas] resolveram tirar a vida de Jesus e também de Lázaro novamente (cf. João 12,9-11).

Contemplemos o mistério....


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários