A Palavra de Deus em Família - 04/04/23 - João 13,21-33.36-38. Baltazar Dias

A Palavra de Deus em Família - 04/04/23 - João 13,21-33.36-38.


"Estando à mesa..."

A mesa (eucarística) é o lugar da verdade, do encontro consigo mesmo e com os outros, do exame de consciência, da confissão e da escolha de vida, da definição entre a verdade e a mentira, entre a vida e a morte. Judas escolhe comer o pão não para promover a vida, mas mas para gerar a morte da Comunidade, do Corpo de Cristo

Quem come (o Corpo do Senhor) indignamente, isto é, na mentira, come e bebe sua própria condenação (cf. I Coríntios 13,29).

Toda intenção, toda verdade escondida no fundo do coração do ser humano vem a tona na hora da refeição, na hora da eucaristia, na hora de sentarmos juntos um do lado ou de frente pro outro, na hora de partilharmos ou não a vida, a Palavra da verdade, o Pão da Vida.

Podemos enganar aos outros e a nós mesmos, mas não a Deus, nem a Jesus que fica triste, confuso, perturbado e declara à comunidade: "Em verdade, em verdade eu vos digo: um de vós me há de trair" (João 13,21b).

Mesmo recebendo a salvação sinalizada na "partilha do pão", (a Eucaristia, o Corpo e o Sangue do Senhor), podemos ser um judas e estar matando e comendo nossa própria condenação (cf. João 13,26-27).

A vida Comunitária Eclesial é coisa séria..., a "partilha" e a "saída"... o que é para ser a luz do sinal de partilha, de salvação, de comprar algo para a festa da vida em comunidade ou a distribuição de comida aos pobres pode ser as trevas da noite, da mentira satânica de nossa própria condenação (cf. João 13,27-30).

Qual Pedro, quanta mentira... juramento falso temos feito ao Senhor, à família, à sociedade e à Comunidade Eclesial à qual participamos:

Mas Jesus nos conhece a cada um. Ele sabe que nós gostamos de aparecer bonzinhos, de julgar os outros e não olhar para si, para seus próprios pecados. Ele sabe que também somos judas, somos Pedro. Mas hoje, nesta Semana Santa Ele responde a verdade questionando a nosso falso juramento: "Darás a tua vida por mim!?...Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes" (João 13,38).

Penitemo-nos!


Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.


Postar um comentário

0 Comentários