A Palavra de Deus em Família - 09/04/23 - João 20, 1-9. Ressurreição é Páscoa, passagem para a Nova e definitiva Vida.
A nova aliança é celebrada e começa não mais no sábado do descanso, no final da criação (cf. Gênesis 2,1-3) e do sepulcro de Jesus (cf. João 19,31.40-42), mas na ressurreição, isto é, no primeiro dia da nova semana que seguia o sábado do sepulcro, no domingo, na nova vida eterna ressurgida que recomeça pra sempre (cf. João 20,1).
No primeiro dia da nova vida ressurgida uma nova Eva, uma nova mulher convertida, Maria Madalena, ainda se "volta" e se remonta ao passado, ao sábado, ao sepulcro, à morte, mas não encontra mais o corpo morto de Jesus, mas a pedra do sepulcro removida.
E aqui começa com ela para a Igreja de Jesus o futuro, a nova vida, isto é, a missão do anúncio da ressurreição aos discípulos que correm: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!" (João 20,2).
A consequência imediata de quem anuncia e recebe o anúncio é "sair de imediato"...."correr juntos depressa", inclinar-se, 'ver', a partir dos sinais da morte, o vazio, (os panos enrolados) e acreditar na nova vida: "Viu e acreditou" (cf. João 20,3-8).
Depois desta dinâmica busca e corrida do ver, voltar-se para "compreender as Escrituras, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos" (João 20,9).
"Então os discípulos voltaram para as suas casas" (Jo 20,10). Isto é, o anúncio da ressurreição deve iniciar com uma reflexão bíblica em casa, a partir da família de cada discípulo que consegue ver pelo menos o sepulcro vazio, ainda que não compreenda bem as Escrituras Sagradas.
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!