A Palavra de Deus em Família - 12/04/23 - Lucas 24,13-35.
Tudo acontece "naquele dia, o primeiro da semana", a ressurreição de Jesus, o seu encontro com Madalena, sua caminhada com os dois fujões discípulos de Emaús...
Estes, fugindo de Jerusalém, conversam entre si tudo o que aconteceu naqueles dias com Jesus em Jerusalém. E e neste momento de memória coletiva e diálogo, formação de comunidade, que Jesus se aproxima e aparece ressuscitado entre eles e caminha com eles (cf. Lc 24,13-15).
É a partir da reunião de dois ou mais conversando reunidos entre si que começa, na comunidade, o processo de revelação do Ressuscitado: "Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome aí estarei no meio deles" (Mateus 18,20).
Claro que há toda uma caminhada de revelação, um processo de estudo e diálogo entre Jesus e a nova comunidade até chegar "no final do dia", "ao cair da tarde", contraditóriamentente no início do outro dia judáico, na hora da ceia.
Porém no diálogo sobre a Palavra, sobre as Escrituras iluminando o momento histórico vivido pela comunidade, já há um ardor, um prelúdio da revelação no coração dos discípulos (cf. Lc 24,32).
Tal como acontece na liturgia eucarística (na missa) que antes, na criação e no processo de encarnação, há a partilha da Palavra, mas é na Eucaristia, na partilha do pão e do vinho, ao partir e repartir o pão que aparece pleno o sinal revelador da presença do Ressuscitado.
E se neste processo do diálogo na Palavra há um convite sincero da comunidade à Jesus, "fica conosco, já é tarde e o dia declina" (Lc 24,29), então Jesus entra conosco em nossa casa, em nossa família, em nossa comunidade e se revela plenamente ao partir e repartir o pão:
"Aconteceu que, estando à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e o distribui entre eles. (A este gesto e sinal) se lhes abriram os olhos e reconheceram Jesus, mas ele desapareceu. Na mesma hora (iniciaram a missão) se levantaram e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam (a Igreja). E todos proclamavam: "O Senhor Ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles por sua vez contaram o que lhes havia acontecido pelo caminho (no diálogo sobre as Escrituras) e como reconheceram Jesus presente ao partir o pão" Lc 24, 30-34).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!