A Palavra de Deus em Família - 14/04/23 - João 21,1-14.
"Lançai novamente as redes"
Agora o Ressuscitado aparece como Luz criadora àbeira do mar do nada pedindo comida; uma aparição genesiana na Palavra de Deus viva que vai recriar tudo, toda a missão da Igreja de cuidar e alimentar o povo a partir do nada, e a partir da contradição, do milagre, da abundância real da partilha de pão e peixe (Eucaristia) na pesca noturna frustrada, quando os discípulos são novamente indagado se têm alguma comida, alguma coisa para partilharem e não tinham nada para comer e novamente respondem 'não' (cf. João 21,1-5; 6,1-10ss).
Por confiarem na Palavra criadora que é Jesus lançam novamente as redes e a vida, a comida apareceu em abundância repartida eucaristicamente para todos: "vinde comei" (cf. Jo 21,6-12ss).
"O discípulo que Jesus amava proclama por primeiro: É Jesus" (João 21,7). O amor reconhece primeiro a Deus. "Quem ama conhece e experimenta Deus, porque Deus é amor (cf. I João 4,7-10).
Pedro, qual Adão recriado, estava nu, singiu-se com a túnica, saltou nas águas (batismais) e partiu ao encontro de Jesus (cf. João 21,7).
E agora começa o diálogo de amor com Jesus, a Palavra de Deus que exige a Pedro e a cada um de nós discípulo-missionário uma confissão e opção pelo único amor interligado, o amor a Deus e o amor ao povo, ao rebanho: "Pedro, tu me amas...apascenta minhas ovelhas" (João 21,15ss).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos
de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!