40 ANOS DE MISSÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE SUSA NO BRASIL: DOS RASTROS, LIRIOS DE GRATIDÃO!

40 ANOS DE MISSÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE SUSA NO BRASIL:

DOS RASTROS, LIRIOS DE GRATIDÃO!






Nesta manhã de celebração da vida, domingo, 30 de abril de 2023, nos juntar na live sobre ‘Testemunho dos 40 anos da missão das irmãs Franciscana Missionárias de Susa no Brasil” é um ato de amor, de doação de vidas que se espalham pelo mundo, atravessaram o Atlântico pela causa libertadora de Cristo ressuscitado. É também um ato de coragem, de olhar para nossas pegadas e refletir o que nossos rastros revelam sobre as escolhas que fizemos e em que medida afirmaram a vida e “a vida em abundancia”, a vida para todos como direito comunitário de existência? Como direito divino e humano de dormir tranquilo no colo do Pai e da Mãe?...

Os testemunhos da Irmã Dolores, Irmã Renata, Francisco Carlos e Diácono Evandro certamente são lírios que floresceram nos galhos secos do nosso chão nordestino, maranhense, piauiense... São vozes que não se calaram como profetas e mesmo que quisessem, não conseguiriam deixar de cumprir a missão a cada um, pois quando Deus quer e escolhe até “as pedras falarão!”

Como afirmou a Irmã Dolores, na sua amorosidade e fala mansa que nos chega como uma brisa leve das montanhas de Susa ou um canto de Francisco de Assis no assobio de um passarinho, “no caminho para alcançar o direito e a condição humana... fé na vida” foram fundamentais, pois a “vida vale enquanto dura”, no mesmo instante em que Dolores reconhece na sua trajetória que “os pobres nos evangelizam” e o “povo, amigo e mestre da minha história” é o alimento utópico e místico do projeto de Cristo. Como disse padre Maurizio Vanini uma vez num encontro de juventude, “ninguém fica sozinho neste caminho”, por isso, “não tenha medo!”

É bom olhar para o passado pelo testemunho de jovens (Francisco Carlos e Evando) que se tornaram instrumentos da causa de Deus e como prova de que a ação missionária das Irmãs de Susa não foi em vão, não é em vão, como também podem nos testemunhar a história da Madre Beatriz, da qual a memória mais viva que guardo dela é a de uma jovem autentica, inteligente, sabia, ás vezes parresiasta como nós jovens fomos, e, que deixou tudo para seguir a voz de Jesus, o Cristo. Da mesma voz, ainda ouço a alegria da Irmã Alencar... Deus mesmo cuidou para que sua Palavra jamais voltasse vazia como diz Isaias. Eu mesma sou testemunha disso!

Gratidão! Os testemunhos me trouxeram muita alegria e esperança que o Reino de Deus é uma construção permanente. E também me fizeram buscar meus próprios rastros (até olhei fotografias durante a live, e vi todas vocês nelas). Não há ponto de partida nem de chegada. O Reino é começa aqui e agora, é exatamente o momento em que afirmamos a vida. Partir e chegar são obras de todos os dias, assim como amanhecer e ressuscitar é da ordem de todas as manhãs!

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!... (Andrea Bocelli)

Com gratidão, Socorro Borges.



Postar um comentário

0 Comentários