ENCONTRO VOCAÇÃO DO LAICADO NA AMAZÔNIA A PARTIR DO DOCUMENTO DE SANTARÉM – CNLB

ENCONTRO VOCAÇÃO DO LAICADO NA AMAZÔNIA A PARTIR DO DOCUMENTO DE SANTARÉM – CNLB

Dia 07 de julho de 2023 presente neste encontro online pelo Aplicativo Google Meet promovido pelo Conselho Nacional do laicato do Brasil – CNLB, onde fomos convidados para apresentar o Documento de Santarém, a partir da nossa vocação de leigo na Amazônia.

Este painel foi apresentado por três mulheres Leigas:

Patrícia do CNLB- Manaus; Doris Vasconcelos -REPAM- Brasília e Eu, Simone Sarmento- representando- OSMP- Pará.

Na minha exposição trouxe presente a realidade das comunidades territoriais e Eclesiais do território do Jambuaçu, meu lugar de fala, marcada pelos conflitos e pela ausência de uma igreja encarnada na realidade e com uma Evangelização libertadora. Encarnação e libertação são as diretrizes que o DOCUMENTO DE SANTARÉM apresenta para a igreja da Amazônia nos tempos de hoje.

Diante da nossa realidade Amazônica marcada por tantos desafios, não tem como sustentar a presença de uma igreja que não seja encarnada, inculturada e libertadora.

Nosso modelo de Evangelização precisa dialogar com essas realidades, caso contrário estaremos fazendo proselitismo religioso.

Mas me pergunto, como manter essa igreja encarnada com um clero totalmente e desencarnado dessa realidade?

As duas exposições também foram muito boas. O encontro só fez reafirmar que as SMP estão no caminho certo.

ALGUNS COMENTÁRIOS PARTILHADOS:

Simone, aquece nosso coração. Nós, que acreditamos em uma Igreja encarnada na vida do povo de Deus! Gratidão!

Linda experiência! Esse relato deve ser recolhido e partilhado pelos meios de comunicação do CNLB...

Uma Igreja que respeita o seu povo no que diz respeito a diversidade de seu povo,é uma igreja libertadora.

Simone devia relatar isso em Roma no Sínodo!

Um grande desafio de evangelização. Ouçamos o Papa Francisco através do "Querida Amazônia" este documento Pontífice que ilumina e encoraja seu povo em "Igreja em saída". Ouçamos a Simone que testemunha o Cristo com sua própria realidade com os pés em chão da terra.

Eu chamo de TERRITORICÍDIO! Quando o território é invadido, ameaçado, o seu povo fica sem chão, sem rumo, sem garantia de vida!

No próximo encontro partilharemos as experiências dessa igreja que resiste, que luta pra manter sua fidelidade Evangélica nessa realidade Amazônica. E entre essas experiências está as nossas SANTAS MISSÕES POPULARES (SMPs), com presença animadora no meio do povo, comprometida com a vida e nos despertando para que cada vez sejamos discípulos missionários, cidadãos do Reino, fiéis a missão de Jesus de Nazaré.



Gratidão!!!
Simone Sarmento, Missionária Leiga da OSMP

Postar um comentário

0 Comentários