SEMANA SANTA (por Fr. Ermes Ronchi, osm)

SEMANA SANTA (por Fr. Ermes Ronchi, osm)

 

A Semana Santa revela, um a um, os dias de nosso destino; eles chegam até nós lentamente, cada um generoso de sinais, símbolos e luz. Nessa semana, o ritmo do ano litúrgico se torna mais lento, podemos seguir Jesus dia-a-dia, quase hora a hora. A coisa mais sagrada que podemos fazer é estar com ele: «homens e mulheres vão a Deus em seu sofrimento, clamam por ajuda, pedem pão e conforto. Isso é o que todo mundo faz. Os cristãos e cristãs, por outro lado, ficam perto de Deus em seu sofrimento» (Bonhoeffer). Permanecem perto de um Deus que, na cruz, não é mais o "todo-poderoso" de nossos desejos infantis, o salva-vidas em nossos naufrágios, mas é Aquele que tudo abraça e tudo ama, que naufraga na perfeita tempestade de amor por nós.

 Estes são dias para estarmos próximos de Deus em seu sofrimento: a paixão de Cristo ainda está sendo consumada, ao vivo, nas infinitas cruzes do mundo, onde podemos estar ao lado dos crucificados da história, deixar-nos ferir por suas feridas, sentir dor pela dor da terra, de Deus, do homem, sofrer e trazer conforto.

 A cruz é desorientadora, mas se persistirmos em ficar ao lado dela como as mulheres, olhando para ela como o centurião, um especialista em morte, certamente não entenderemos tudo, mas uma coisa entenderemos: que ali, naquela morte, está o primeiro despertar de um novo mundo.

Postar um comentário

0 Comentários