Eis um testemunho como a conversão funciona;
o texto foi escrito por um cristão católico!
Tempo de Esperança –
Tempo para impulsos que encorajam e vão até Belém.
A maior iniciativa de ‘desinvestimento’ (contrário de investimento) realizada por Instituições Eclesiais na Alemanha.
O ponto de partida: um filme
Um ano atrás, por ocasião do “Tempo da Criação” (setembro), foi exibido na cidade de Soest (perto de Dortmund) o filme “Urgewald (floresta original) – na trilha do dinheiro”. Trata-se de uma ONG que se engaja mundialmente e com muito sucesso, para que investidores saiam (não investir mais) em energia fósseis e projetos prejudicais ao meio ambiente. O filme mexeu muito com a gente!
Uma onda pequena gera movimento em nível nacional
O impacto do filme era tão forte que nosso grupo local de Christians4Future (cristãos pelo futuro) convenceu a coordenação nacional para tematizar num megaprojeto o desinvestimento de investidores da Igreja em investimentos em combustíveis fósseis.
Após um ano de preparativos intensivos, nosso engajamento se tornou público: Por ocasião da COP 30 em Belém/Brasil, 46 grandes Instituições Eclesiais anunciam sua saída de investimentos em energias fosseis. Segundo informações das instituições, essa é a maior publicação de desinvestimento na história da Alemanha.
42 membros do Grupo de Trabalho de Investidores Eclesiais participam do projeto: entre os quais: a Igreja Luterana-Evangélica na Alemanha, quase todas Igrejas Regionais (tipo ‘dioceses’), Instituições Financeiras Eclesiais e Obras de Diaconia – como ainda várias organizações católicas, tais como: a Provincia dos Jesuítas na Europa Central, o Banco Steyler (Congregação do Verbo Divino) e o Banco PAX para Igreja e Caritas.
A publicação alemã foi coordenada pela organização Christians for Future. A coordenação internacional assumiu o Movimento Laudato Si’.
A campanha gira ondas nas redes
Não esperávamos que a campanha iria se expandir: não apenas as agências católicas típicas, também diversas plataformas de finanças divulgaram a notícia, entre as quais o site da Finanças, e Notícias da Bolsa de Valores.
A onda chega na COP 30
No período da COP, um repórter da TV Baviera que se encontrava em Belém, queria saber, se nós estivéssemos presentes ali e dispostos para uma entrevista.
Ninguém do nosso grupo viajou ao Brasil, mas nós cultivamos bons contatos com algumas organizações.
As Igrejas como portadoras de esperança
Nós, Christians for Future, estamos felizes com a boa colaboração com o Grupo de Trabalho de Investidores Eclesiais. Quase todas as Igrejas Luteranas Regionais se comprometeram a respeitar as ‘Diretrizes para Investimentos eticamente sustentáveis’.
O surpreendente é que essa campanha – dentro da Igreja Luterana – aconteceu por iniciativa do Movimento Laudato Sí que se inspira no Papa Francisco.
Tudo isso levanta a pergunta: Como vai se posicionar a Igreja católica em relação ao desinvestimento? Onde estão os posicionamentos das dioceses?
Nós perguntamos a todas se quisessem participar da campanha – mas até agora só tem um grande silêncio.
Uma história de encorajamento
Na cidade de Soest, nós cristãos do futuro lançamos uma pedra na água gerando uma onda que chegou até o litoral de Belém. Isso nos encoraja – mas também é uma missão de continuar.
Nossa esperança é que o silêncio das Instituições católicas seja apenas um período – esperamos que seja curto – de reflexão, e que depois sigam conversão e ações.
Trechos do filme “Na trilha do dinheiro” – a história de ativistas em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos
Mudar o mundo, sem medo contra os poderosos.
A história de um pequeno grupo que virou uma organização influente contra multinacionais influentes.
O dinheiro faz uma guerra contra a natureza e contra as sociedades que vivem inseridas na natureza.
Quase ninguém está consciente do tamanho de sua responsabilidade por essa destruição.
Por que pensar, de antemão, que não é possível? É melhor pensar: o que é possível?
Sinto um prazer de me engajar, sobretudo quando o adversário parece ser esmagador. É possível vencer!


%2017.40.11_cdbbb083.jpg)
%2016.08.52_7144ac62.jpg)









0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!