COMUNICAÇÃO BISPO DIOCESANO (13/02/2026). Dom Sebastião Lima Duarte.

COMUNICAÇÃO BISPO DIOCESANO (13/02/2026). Dom Sebastião Lima Daurte. Bispos Diocesano da Diocese de Caxias - MA

Caríssimos padres, diáconos, seminaristas e caríssimas religiosas e lideranças, fiéis todos, saudações!

 


O "tempo é mestre da vida" e não nos espera para seguir seu curso. Já estamos no segundo mês do ano e no terceiro do Ano Litúrgico 2026. São Mateus é o Evangelista que nos abre as Memórias de Jesus Cristo e nos aproxima do Ciclo Pascal, da Campanha da Fraternidade, e nos espera depois de Pentecostes para darmos continuidade ao Tempo Comum com a Sétima semana. Este 2026 exigirá de nós acolher as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e bem celebrar o Ano Jubilar especial dos 800 anos do trânsito, morte, de São Francisco de Assis, com Indulgências Plenárias.

 

Neste Comunicado quero pontuar o que segue:

1. CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A CF deste ano nos convida mais uma vez a pensar moradia digna como fruto da justiça para com os humildes e pobres da cidade e da zona rural, por isso além de despertar a consciência sobre realidades onde a moradia não é digna e embora sabendo que é responsabilidade do Estado, consideramos também expressão concreta da fé cristã. Assim sendo, relembro nosso compromisso por excelência assumido na Assembleia Diocesana de Pastoral de sermos fraternos e em campanha realizarmos os "sonhos que se sonha juntos" para que cada paróquia melhore ou construa duas casas, uma no primeiro semestre e outra no segundo deste ano, que a catedral faça o mesmo.

 

2. SEMINÁRIO

Já tendo iniciado ano seminarístico e acadêmico, agradecemos ao reitor Pe. Rios pela acolhida dos nossos dez seminaristas e também pelo retiro que neste final de semana está orientando em São Luís; damos as boas-vindas ao José Rodolfo e Donizete Rodrigues seminaristas novos. Tendo sido solicitado foi concedido ficar um ano fora do processo formativo aos seminaristas Rodrigo, Domingos Henrique, Kevin Matheus e José Rafael, este por razões familiares, devendo retornar em agosto. O Alan, seminarista admitido às Ordens, já se encontra na paróquia São Benedito, em Caxias, para a qual foi designado.

 

3. RETIRO DOS PADRES E BISPO

Dia 23/03 inicia 18h e dia 26/03 termina às 16h, em Teresina-PI, no local já sabido. O pregador será Dom Raimundo Possidônio, bispo de Bragança-PA, um grande conhecedor da Evangelização na Amazônia.

 

4. REUNIÕES

> CONSELHO DIOCESANO PASTORAL

Dia 07/03, 9h-13h, Centro Treinamento

> CONSELHO PRESBITERAL

Dia 23/03, 09h-12h, Salão paróquia S. José, Timon, inclusive almoço.

> REUNIÃO DO CLERO

Dia 23/03, 14h-17h, Auditório do local do Retiro, Memorare, Teresina - PI.

OBS.: Padres/Administradoras não membros do Conselho Presbiteral podem chegar antes das 12h, almoço no Memorare.

 

5. MISSA CRISMAL

Dia 26 de março, 18h, Catedral; janta e pernoite no Centro de Treinamento.

 

6. CATEDRAL

Agradecendo ao Pe. Divino pelos 2 anos como cooperador do Bispo na catedral, missão terminada 31/01, faço saber a todos que MISSA na catedral acontecerá no Tríduo que nos prepara para Páscoa semanal, isto é, QUINTA e SEXTA as 17h, SÁBADO às 18h; no DOMINGO segue o habitual, com missa às 11h e 18h. A catedral não será aberta nas segundas-feiras, nos outros dias segue como de costume de 09h-12h e das 15h-18h. Na QUARTA-FEIRA, 17h, acontece a celebração do Ofício Divino das Comunidades, com Liturgia da Palavra e Comunhão Eucarística.

 

7. CENTRO DE TREINAMENTO

Comunicamos que por razões de adequação já iniciada no colégio Cônego Aderson em vista da climatização, da qual a diocese já fez a parte de sua competência, resolvemos CEDER até agosto o Centro de Treinamento, menos cozinha e térreo dos alojamentos, para o bem dos alunos e alunas, administração, corpo docente. Assim sendo, os Encontros se darão somente de sexta-feira a noite até domingo, reduzido número de participantes cerca de 60 pessoas.

 

8. ANO JUBILAR FRANCISCANO

De 10/01/2026 - 10/01/2027 foi proclamado pelo Papa Leão XIV para comemorar os 800 anos do TRÂNSITO, morte, do "Poverello de Assis". A Penitenciaria Apostólica decretou Indulgências Plenárias, tanto para a grande Família Franciscana quanto para todos os fiéis indistintamente. Aos anciãos, aos enfermos, receberão Indulgências e aqueles que deles cuidam, bem como os que, por motivo grave, não podem sair de casa e que espiritualmente se unirem às celebrações jubilares, oferecendo a Deus as suas orações, dores ou sofrimentos da própria vida.

 

As Indulgências Plenárias serão lucradas por quem com o ânimo desapegado do pecado, cumprindo as três condições habituais, participar visitando em PEREGRINAÇÃO qualquer IGREJA CONVENTUAL franciscana, ou LUGAR DE CULTO em qualquer parte do mundo DEDICADO A SÃO FRANCISCO ou a ele ligado por qualquer motivo, e ali participarem devotamente dos ritos jubilares ou piedosamente permanecerem ao menos um tempo adequado em meditações, elevando a Deus orações para que, a exemplo de São Francisco, brotem os sentimentos de caridade cristã para com o próximo e autênticos desejos de concórdia e de paz entre os povos, concluindo com Pai-Nosso, Credo e invocações à Bem-Aventurada Virgem Maria, a São Francisco, a Santa Clara e a todos os Santos da Família Franciscana.

 

Na Diocese de Caxias - MA, o lugar por excelência é o Santuário diocesano São Francisco das Chagas, no município de São João do Sóter - MA; mas também as matrizes das paróquias cujo padroeiro é São Francisco, a saber:

- Paróquia São Francisco de Assis, em São Francisco do Maranhão - MA;

- Paróquia São Francisco - Patrono da Ecologia, em Gov. Luís Rocha - MA;

- Paróquia São Francisco de Assis, em Jatobá - MA

- Paróquia São Francisco de Assis, em Timon - MA, e o Santuário paroquial São Francisco.

 

ACRESCENTE-SE ainda:

- Capela conventual e matriz da paróquia Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em Timon, à Cura dos Frades Menores Capuchinhos;

- Em São João dos Patos - MA, a Capela São Francisco de Assis e a grande imagem e capela no morro São Francisco;

- Em São Domingos - MA, na cidade a Capela São Francisco

 

9. GRUPOS SÃO JOSÉ

Já implantados pelos seminaristas e em atividade na catedral e em todas as paroquias, agora nossa missão é regar para dar os frutos cada vez mais belos de se ver e saborosos de se sentir e assim vitaminar a devoção a São José, a inspiração que anima as famílias como pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, o auxílio ao Seminário Maior São José e a alegria de contar com mais um grupo nas paróquias, envolvendo mais pessoas. É bom repetir que, assim como já faz o Grupo da catedral, a meta é que seja cada Grupo a repassar ao Seminário a contribuição determinada para cada paróquia. Porém, se o Grupo ainda não consegue fazê-lo, caberá à paróquia ajudar a conseguir o total a ser enviado até dia 10 de cada mês e também apoiar efetiva e afetivamente para que o Grupo realize toda sua missão.

 

10. Sobre CONTABILIDADE

Como já é sabido por todos os párocos, administradores e administradoras, a partir deste FEVEREIRO 2026 não é mais necessário enviar ao setor contábil as notas e recibos físicos, basta escanear e enviar, devendo ficar as notas e recibos guardados diligentemente no arquivo paroquial por no mínimo 5 anos. 

 

Rogando de Deus as bençãos sobre todos e particularmente aos que estão vivendo os Retiros oferecidos pelos movimentos como RCC e outros, e as paróquias. Que sejamos sal e luz.

 


Em Jesus, o Cristo,
fiat voluntas tua,
Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo de Caxias - MA


Postar um comentário

0 Comentários